sexta-feira, 11 de agosto de 2023

Jerry Lee Lewis - Jerry Lee Lewis (1958)

Jerry Lee Lewis - Jerry Lee Lewis (1958)
Já que estamos falando nos últimos dias dos primeiros álbuns dos grandes pioneiros do rock vamos agora tratar desse “Jerry Lee Lewis” (1958). Aqui temos realmente uma raridade em mãos. O disco não foi lançado no Brasil na época, o que é bastante fácil de entender, uma vez que o álbum original era da Sun Records que não tinha nenhum representante em nosso país. Com todo o respeito ao enorme legado de Sam Phillips a verdade era que a Sun era realmente uma gravadora ao estilo “fundo de quintal”. É de se admirar inclusive que tenha bancado um álbum desses pois a especialidade da Sun era mesmo os singles, pequenos compactos com apenas duas músicas, que geralmente nem capa possuíam (pois isso era caro para a estrutura da empresa). Jerry Lee Lewis era o sonho de Sam em transformar seu selo em algo realmente grande, importante, pena que tudo tenha dado errado. Como a Sun era muito modesta a distribuição era precária e muitos exemplares do primeiro álbum de Lewis mal saíram do sul para o resto do país. No norte dos Estados Unidos, por exemplo, era quase impossível encontrar o álbum nas lojas. Mesmo em Nova Iorque havia poucas cópias à venda. Se era ruim de achar lá imagine no resto do mundo...

Curiosamente seu repertório também ignorava os maiores sucessos do artista no selo, o que não ajudou em nada em suas vendas. Apenas "High School Confidential" está presente. O disco abre com uma versão de "Don't Be Cruel" de Elvis Presley. Dizem inclusive que Elvis cedeu a faixa praticamente de graça para Sam Phillips, até porque o produtor não teria mesmo como pagar os direitos autorais de uma canção milionária como essa. Foi uma forma encontrada por Elvis em ser grato ao seu “descobridor”. Isso desmente também a velha lenda de que Elvis não gostava de Lewis e tinha medo dele ocupar seu lugar nas paradas. Outro artista da Sun que deu uma “mãozinha” para Jerry Lee Lewis em sua estréia foi Carl Perkins que cedeu sua canção “Matchbox” para o colega de gravadora. Entre os bons momentos desse álbum é interessante citar inicialmente a faixa “Crazy Arms” que considero uma das melhores versões da música já gravadas. Mostra muito bem o talento de Lewis na Country Music (gênero ao qual se dedicaria mais futuramente, com ótimos resultados). No mais vale ainda citar o clássico "When The Saints Go Marching In", uma óbvia tentativa de Sam Phillips em mostrar o ecletismo de Lewis e a sentimental e nostálgica "Jambalaya (On The Bayou)" que ganhou até versão em nosso país, virando grande sucesso nas rádios cariocas. No conjunto é um álbum gostoso de ouvir, bem gravado, com bom repertório. A lamentar apenas seu pouco impacto nas paradas uma vez que a Sun realmente não tinha boa estrutura para isso. De qualquer modo é certamente um disco histórico, trazendo um dos nomes mais influentes da primeira geração do rock americano, sem retoques, quase cru, mostrando todo o seu talento de “matador”. Jerry Lee Lewis é realmente um grande nome que infelizmente foi muito subestimado em sua vida. Não deixe de ouvir para entender bem esse ponto de vista.

Jerry Lee Lewis - Jerry Lee Lewis (1958)
Don't Be Cruel 
Goodnight Irene 
Put Me Down 
It All Depends (On Who Will Buy The Wine) 
Ubangi Stomp 
Crazy Arms
Jambalaya (On The Bayou) 
Fools Like Me 
High School Confidential 
When The Saints Go Marching In 
Matchbox 
It’ll Be Me.

Pablo Aluísio. 

4 comentários:

  1. Pablo:
    Pense bem. O Sam Philiphs teve sob sua tutela alguns dos maiores gênios da musica mundial. Perder o Elvis já foi grave, mas e todos os outros? Como esse cara tinha maças de ouro na mão e as deixava escapar pelo vão dos dedos e em nenhuma das vez usufruir das suas extraordinárias descobertas e fazer da sua gravadora uma das grandes? Como isso pode acontecer. A desculpa da falta de dinheiro não me convence porque uma vez que você descobriu o Elvis e fala que tem um Jerry Lee Lewis, sempre e possível achar um investidor, um sócio. O que será que acontecia?

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  2. Vou lhe dar uma amostra de como a Sun Records era uma gravadora fundo de quintal. Outro dia vi uma foto de 1955 da gravadora. A mesma época em que o Elvis gravava por lá. Tem uma bicicleta na frente da gravadora. O Sam ia para o trabalho pedalando... rsrsrs

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    1. Então Pablo, de acordo com o que expus no meu comentário, me diga, o por quê disso?

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