terça-feira, 11 de junho de 2024

Dean Martin - The Silencers

Dean Martin Sings Songs from "The Silencers"
Trilha sonora do filme "O Agente Secreto Matt Helm". Pois é, assim como Elvis Presley, o Dean Martin achou por bem encher alguns de seus filmes com um vasto repertório, para depois lançar como LP (o velho álbum de vinil) no mercado. O resultado? Uma porção de músicas bem fracas no meu ponto de vista. Veja, esse é um caso clássico de grande cantor em material de segunda linha. Nenhuma das músicas do filme (pessimamente apresentadas entre as cenas) soa marcante ou memorável.

Algumas são meros trechos engraçadinhos como "Empty Saddles in the Old Corral" em que Dean Martin aproveitava para dar uns amassos numa garota vestida de cowgirl no filme. Ok, sua maravilhosa voz estava lá, só que faltava letra nas músicas, além de serem completamente descartáveis. Grande parte desse repertório fraco foi composto por Billy Hill que recebia do estúdio de cinema a cena que deveria ser musicada. Assim ele ia fazendo as músicas, sem muito capricho. Apenas a música tema, "The Silencers" (composta pelo maestro Elmer Bernstein), merece maior atenção. Mesmo assim ele quase não escapa do resultado bem medíocre do resto do disco. É meio decepcionante bem no meio de uma até boa canção você ouvir o Dean Martin cantando sobre o "Big O", o vilão caricato do filme. Quando isso acontece vem aquela sensação de tempo perdido que destrói qualquer disco que você comprou. Enfim, esse disco foi mesmo uma "bola fora" do grande Dean Martin em sua rica discografia.

Dean Martin Sings Songs from "The Silencers" (1966)
The Glory of Love 
Empty Saddles in the Old Corral 
Lovey Kravezit 
The Last Round-Up 
Anniversary Song 
Side by Side 
South of the Border 
Red Sails in the Sunset 
Lord, You Made the Night Too Long 
If You Knew Susie (Like I Know Susie) 
On the Sunny Side of the Street 
The Silencers

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. A voz do Dean Martin, assim como a do Elvis, tinha a qualidade de proporcionar uma moldura para qualquer canção deixando-a muto boa.

    ResponderExcluir
  2. Dean Martin foi um cantor muito bom, mas como tinha aquela coisa toda de ser escada do Jerry Lewis no cinema nunca foi devidamente reconhecido por seu talento.

    ResponderExcluir